Miguel Colasuonno
"Economista do Ano 1973"

Data de Nascimento: 02/02/1939

 

I - Qualificação

Miguel Colasuonno brasileiro, economista, residente Jd. Guedala, São Paulo - SP. RG 2.272.714, CIC nº 004.197.618-53, nascido aos 02 de Fevereiro de 1939, casado com Marlene Cintra Colasuonno e tem cinco filhos.

II - Instrução e Cursos

Primário, Ginasial e Colegial no Colégio Dante Alighieri em 1955, na Capital do Estado de São Paulo, Curso técnico de Contabilidade no Colégio Dante Alighieri, concluído em 1957.

III - Títulos Acadêmicos e Científicos

Bacharelou-se nos seguintes cursos universitários: Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia e Administração de Universidade de São Paulo, em 1962.

Curso de Pós-Graduação em Economia no Instituto de Pesquisas Econômicas da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo.

Ao Nível de Pós-Graduação especializou-se em Comércio Internacional e Câmbio, pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo.

Formou-se " Master of Degree " em Economia, " Professor Ph D " e " Foreign Business " pela Vanderbilt University - Nashiville, Tenesse - E.U.A

IV - Posições Executivas - Governamentais

1964 - Fundador da Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, conjuntamente com o Doutor Delphin Neto.

1966-1968 - Professor e Diretor do IPE - Instituto de Pesquisas Econômicas e Diretor dos Cursos de Pós - Graduação da FEA - Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo.

1968-1970 - Presidente do Conselho Regional de Economia da Secretaria do Planejamento do Governo do Estado de São Paulo. Na Secretária do Planejamento do Governo do Estado de São Paulo, desenvolveu e implantou o " Balcão de Projetos ", que subsidiava projetos para média e micro empresas do Estado de São Paulo.

1971-1973 - Secretário de Economia e Planejamento do Governo do Estado de São Paulo.
1973-1975 - Prefeito do Município de São Paulo.

1975-1979 - Coordenador de Projetos Especiais da Secretaria de Planejamento da Presidência da República.

1979-1986 - Presidente da Embratur - Empresa Brasileira de Turismo.
Na embratur, como presidente, realizou no período de 1980 á 1985, um trabalho elogiado até hoje pelos empresários, jornalistas e executivos que atuam na indústria do Turismo. Foi o " Criador " dos famosos portões de entrada do nordeste, responsável até hoje pelo fluxo de turistas estrangeiros , que, antes entravam pelo Rio de Janeiro.
Poucos se arriscavam a viajar até o Norte/Nordeste do País. Criou e desenvolveu inúmeros programas que intensificam o turismo interno, com atraentes promoções, sempre parceria com a iniciativa privada. Outro lance de grande repercussão social foi construção em conjunto com as prefeituras locais de " Terminais de Turismo Popular ", que dignificou o turista de um dia também chamado de " farofeiro ". O terminal mais importante foi construído na Praia Grande, litoral Paulista. Foi uma administração tão realizadora que, alguns mais entusiastas dizem que Embratur tem duas épocas: antes de Colasuonno e depois dele.

1993-1995 - Vereador á Câmara Municipal de São Paulo.
1194-1995 - Reeleito vereador á Câmara Municipal de São Paulo.

V - Posição Executiva - Privada

Diretor proprietário da SEQUÓIA - Consultoria Econômica e Empreendimentos Imobiliários Ltda, sita a Al. Joaquim Eugênio de Lima, 961 - São Paulo-SP.

VI - Atividades Afins

1968-1970 - Organização e participação dos seminários do programa de Intercâmbio entre Centros de Pós-Graduação.

1970 - Organização da revista " Teoria e Pesquisa Econômica " do IPE - Instituto de Pesquisas Econômicas.

1971 - Membro do Comitê Editorial da Revista " Estudos Econômicos " do IPE - Instituto de Pesquisas Econômicas.

1973 - Membro do Conselho Curador da FIPE - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

1975 - Diretor Técnico da Fundação Cândido Mendes da Cidade do Rio de Janeiro.

1975 - Presidente do Conselho Técnico da Sociedade Brasileira da Instrução - Rio de Janeiro

1980 - Presidente do Sindicato dos Economistas de S. Paulo, da Ordem dos Economistas de S. Paulo e membro do Coselho Regionalde Econômia, em três concorridas eleições. A posse teve grande repercussão política, contou com a presença do Presidente da República, nove ministros de Estado, quatro Governadores e ex-Governadores de São Paulo e inúmeras autoridades, totalizando seis mil pessoas.

2001 - Atualmente, dedica-se à atividades Acadêmicas, Empresarial e de Consultoria.



Powered by:
Finec Tecnologia e Treinamento