Professor Mario Henrique Simonsen
"Economista do Ano 1970"

 


O Professor Mário Henrique Simonsen sintetiza, na sua vida, prática acadêmica e obra, os ideais mais profundos e ambiciosos da EPGE. Dentro da galeria de personagens-chave do desenvolvimento da ciência econômica brasileira, com profundo envolvimento com a EPGE, onde também figuram Eugênio Gudin e Octávio Gouvêa de Bulhões, Simonsen tem um lugar especial. Primeiro, pelo seu papel formador e irradiador da teoria econômica moderna no Brasil, em toda a sua complexidade e busca de rigor por meio da formalização matemática. E, em segundo lugar, pelo fato de o desenvolvimento acadêmico da EPGE confundir-se, em boa parte, com a história de vida de Simonsen e com o caminho por ele escolhido para cumprir aquela missão. A EPGE não existiria, tal como a escola é hoje, sem a sua presença.

Engenheiro e economista, Simonsen doutorou-se em Economia na Fundação Getulio Vargas em 1973, e, na prática, dedicou toda a sua vida adulta a esta ciência, como professor, consultor, assessor, membro de conselho de várias instituições (inclusive internacionais) e ministro de Estado. Com uma inteligência prodigiosa, que navegava criativamente pelos seus muitos interesses – economia, filosofia e música clássica, para ficar nos principais –, Simonsen personificava os atributos necessários a um bom professor. Tolerante com o erro não-intencional, e rigoroso na crítica à preguiça intelectual e à falta de lógica, o Professor tinha uma relação informal, afetuosa e instigante com os seus alunos.

O brilhantismo intelectual de Simonsen permitiu-lhe desenvolver, no Brasil, uma formação em matemática e economia que, nos seus anos de aprendizado, era praticamente reservada para os poucos que chegavam às principais escolas de Economia no exterior, especialmente nos Estados Unidos. O seu domínio da Economia o levou não só ao Ministério da Fazenda, no governo de Ernesto Geisel, mas também à posição de um consultor informal e desinteressado de todos os governos subseqüentes, enquanto esteve vivo. Simonsen dialogava, de igual para igual, com os principais expoentes da Economia no mundo – às vezes pessoalmente, em debates e discussões na EPGE, onde não raro teve como interlocutor algum prêmio Nobel. Com um pendor impressionante para a clareza e o didatismo, o Professor também sobressaiu-se pelas suas contribuições na imprensa – algumas delas regulares –, onde se comunicava com o público em geral e injetava doses de racionalidade e bom-senso no debate político-econômico brasileiro.

Academicamente, Simonsen foi um pioneiro no Brasil na detecção e investigação do fenômeno da realimentação (ou inércia) inflacionária. Porém, ao contrário dos “heterodoxos” que lançaram os primeiros, e fracassados, planos anti-inflacionários a partir da segunda metade da década de 80, Simonsen nunca deixou de alertar que o rigor fiscal era indispensável a um bem-sucedido programa de estabilização. Em relação à experiência exitosa do plano Real, que apoiou com entusiasmo, Simonsen sempre foi uma voz acauteladora sobre o risco de uma dependência excessiva de capitais externos, que acabou levando às sucessivas crises dos anos recentes.

Talvez pela carga de auto-didatismo na sua formação, Simonsen tinha uma visão econômica eclética e integrada, que buscava colher das diversas correntes as melhores contribuições, e evitava a pobreza intelectual dos debates meramente ideológicos. Esta abordagem está na raiz da orientação acadêmica da EPGE. Plantada pelo próprio mestre, a atitude de abertura mental, acompanhada de rigor matemático e lógico, foi cuidadosamente disseminada por Simonsen entre os seus alunos e os professores da EPGE em aulas, conversas informais, à mesa (ele também era um grande garfo!) e nas inúmeras ocasiões em que o prazer de pensar era o fio condutor de momentos inesquecíveis. Nós, da EPGE, que testemunhamos o brilho humano e intelectual de Mário Henrique Simonsen, ou que dele somos tributários, deixamos gravada nesta página o compromisso de buscar, sempre, estar à altura da sua dignidade e inteligência. Saudades, Mestre.


 


Powered by:
Finec Tecnologia e Treinamento